A Faculdade de Ciências da Saúde da Uern ou Faculdade de Medicina de Mossoró, como é carinhosamente chamada, é mais uma realidade e resultado do trabalho de gente corajosa que trabalha por Mossoró. A concretização desse sonho foi possível pela iniciativa da deputada Sandra Rosado, quando na Assembléia Legislativa, que ousou apresentar um projeto de lei que permitiu sua criação. Coube a Garibaldi Filho, como governador, endossar a iniciativa.
Para a execução de projetos dessa envergadura é preciso a participação de muitos outros comprometidos com a idéia. Desde o primeiro momento que o reitor Walter Fonseca esteve envolvido no processo que teve o professor Chagas Silva como responsável pelo projeto técnico. Até mesmo os quase dez mil mossoroenses que assinaram o abaixo-assinado pedindo a faculdade tiveram importância para que se obtivesse o resultado alcançado.
Deve-se ressaltar que o projeto da deputada Sandra Rosado recebeu o apoio unânime de seus colegas de Assembléia. No âmbito municipal, a prefeita Rosalba Ciarlini endossou a criação da faculdade, com apoio integral da Câmara Municipal de Mossoró. Pode-se dizer que foi um movimento suprapartidário, pois todos se uniram em torno de um mesmo objetivo que repercutiu em todo o Estado do Rio Grande do Norte.
É verdade que a Uern tem alguns momentos históricos desde os primeiros dias de sua existência. A Faculdade de Medicina, pela sua importância, estará incluída entre os seus principais registros. Hoje, com a presença da governadora Wilma de Faria, que deu continuidade à sua instalação, e com a aula inaugural do professor Ernani Rosado, responsável principal pela sua estruturação acadêmica, ela passará a existir oficialmente, a Faculdade de Medicina de Mossoró.
FONTE: JORNAL O MOSSOROENSE (17/10/1872), EDIÇÃO DO DIA 8 DE JUNHO DE 2005 (QUARTA FEIRA)
![]() | LAÍRE ROSADOEMAIL:laire@omossoroense.com.br |
---|---|
É médico, ex-deputado estadual, ex-secretário de Agricultura, ex-deputado federal e articulista político, ex-secretário de Habitação e Promoção Social do Estado |
Nenhum comentário:
Postar um comentário