MUSICAL TERRAS POTIGUARES NEWS

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

domingo, 9 de outubro de 2011

PRIMEIRA TURMA DE MÉDICO FORMADOS NA FACULDADE DE MEDICINA DE MOSSORÓ



turma_de_medicina_da_uernNa noite do dia 12 de maio de 2011(quinta-feira) , a primeira turma formada em medicina pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) colou grau em solenidade realizada no Hotel VillaOeste. Mais que uma conquista de fazer vingar um curso de tamanha importância para a cidade, a formatura de novos médicos representa melhorias na saúde da região.
Isso porque, de acordo com informações do diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), Antônio Leite, a maioria dos 24 médicos recém-formados deverá construir carreira em Mossoró ou em municípios circunvizinhos. "Não sei precisar quantos destes médicos deverão permanecer na região, mas é certo que a maioria deverá ficar por aqui", frisa o diretor.
Antônio Leite avalia que a tendência é que na medida em que novas turmas forem se formando o déficit de especialistas na cidade seja suprido. "Mas isso é uma realidade que será construída de forma gradativa e a longo prazo", prevê. Para ele, o fato de a sede da Faculdade de Medicina ser em Mossoró faz com que os então estudantes criem um laço de afetividade com o cotidiano do município e despertem o desejo de trabalhar na região.
"Quando um estudante de Mossoró ou de outra cidade vai estudar fora, como em Fortaleza ou Campina Grande, as chances de ele voltar e trabalhar na sua cidade de origem são muito poucas. Mas quando o estudante de Mossoró, de municípios do Rio Grande do Norte ou até mesmo de outros estados, passa quatro anos estudando, estagiando, convivendo com a realidade local, a probabilidade que ele fique na cidade do curso é bem maior", ilustra Leite.
Neste sentido, a criação do curso de Medicina em Mossoró é um primeiro passo para melhorar o serviço de saúde, uma vez que potencialmente irá aumentar a quantidade de médicos atuando no município.
Todavia, segundo Antônio Leite, esse aumento na demanda deverá ser sentido no município somente daqui a três anos, quando a primeira turma de médicos da Uern formada ontem voltarem de suas respectivas especializações. "Os médicos recém-formados permanecerão por aqui até dezembro. Em janeiro, eles vão fazer residência e depois de concluído, a grande maioria deverá retornar para Mossoró e região", diz. E a tendência é que a mesma situação apresentada se repita com as turmas subsequentes. 
FONTE: JORNAL O MOSSORÓENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 12 BLOGS, 1058 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1075 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
Sou mossoroense, com muito orgulho. Sou Subtenente da RR da gloriosa e amada Polícia Militar